segunda-feira, 19 de maio de 2014

A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL E NO MUNDO



Historia da EAD
Antonio Diego*
João Paulo dos Santos
Paulo Roberto Moreira

A Educação a Distância, modalidade de edu­cação efetivada através do intenso uso de tecnologias de informação e comunicação, onde professo­res e alunos estão separados fisicamente no espaço e/ou no tempo, está sendo cada vez mais utilizada na Educação Básica, Educação Superior e em cur­sos abertos, entre outros.

Atualmente, podem ser consideradas as se­guintes modalidades de Educação: presencial e a distância. A modalidade presencial é a comumente utilizada nos cursos regulares, onde professores e alunos encontram-se sempre em um mesmo local físico, chamado sala de aula, e esses encontros se dão ao mesmo tempo: é o denominado ensino con­vencional.

Na modalidade à distância, professores e alunos estão separados fisicamente no espaço e/ou no tempo. Esta modalidade de educação é efetiva­da através do intenso uso de tecnologias de infor­mação e comunicação, podendo ou não apresentar momentos presenciais (MORAN, 2009).

A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO MUNDO

1728 marco inicial da Educação a Distância: é anunciado um curso pela Gazeta de Boston, na edição de 20 de março, onde o Prof. Caleb Philipps, de Short Hand, oferecia material para ensino e tutoria por correspondência. Após iniciativas particulares, tomadas por um longo período e por vários professores, no século XIX a Educação a Distância começa a existir institucionalmente.

1829 na Suécia é inaugurado o Instituto Líber Hermondes, que possibilitou a mais de 150.000 pesso­as realizarem cursos através da Educação a Distância;

1935 o Japanese National Public Broadcasting Service inicia seus programas escolares pelo rádio, como complemento e enriquecimento da escola oficial;

1960 na Argentina, nasce a Tele Escola Primária do Ministério da Cultura e Educação, que in­tegrava os materiais impressos à televisão e à tutoria;

1972 na Espanha, é fundada a Universidade Nacional de Educação a Distância;

1990 – é implantada a rede Europeia de Educação a Distância, baseada na declaração de Budapeste e o relatório da Comissão sobre educa­ção aberta e a distância na Comunidade Europeia.

Todos esses acontecimentos e instituições fo­ram importantes para a consolidação da Educação a Distância, oferecida atualmente em todo o mun­do. Hoje, mais de 80 países, nos cinco continentes, adotam a Educação a Distância em todos os níveis de ensino, em programas formais e não formais, atendendo milhões de estudantes (GOUVÊA & OLIVEIRA, 2006).

A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL

Provavelmente, as primeiras experiências em Educação a Distância no Brasil tenham ficado sem registro, visto que os primeiros dados conhecidos são do século XX.
Seguem abaixo alguns acontecimentos que marcaram a história da Educação a Distância no nos­so país (MAIA & MATTAR, 2007; MARCONCIN, 2010; RODRIGUES, 2010; SANTOS, 2010):

1904 o Jornal do Brasil registra, na pri­meira edição da seção de classificados, anúncio que oferece profissionalização por correspondência para datilógrafo;

1923 um grupo liderado por Henrique Morize e Edgard Roquette-Pinto criou a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro que oferecia curso de Português, Francês, Silvicultura, Literatura Francesa, Esperanto, Radiotelegrafia e Telefonia. Tinha início assim a Educação a Distância pelo rádio brasileiro;

1939 surgimento, em São Paulo, do Instituto Monitor, o primeiro instituto brasileiro a ofe­recer sistematicamente cursos profissionalizantes a distância por correspondência, na época ainda com o nome Instituto Rádio Técnico Monitor;

1941 surge o Instituto Universal Brasileiro, segundo instituto brasileiro a oferecer também cur­sos profissionalizantes sistematicamente. Fundado por um ex-sócio do Instituto Monitor, já formou mais de 4 milhões de pessoas e hoje possui cerca de 200 mil alunos; juntaram-se ao Instituto Monitor e ao Instituto Universal Brasileiro outras organiza­ções similares, que foram responsáveis pelo aten­dimento de milhões de alunos em cursos abertos de iniciação profissionalizante a distância. Algumas dessas instituições atuam até hoje. Ainda no ano de 1941, surge a primeira Universidade do Ar, que ­du­rou até 1944.

1947 surge a nova Universidade do Ar, pa­trocinada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Serviço Social do Comércio (SESC) e emissoras associadas.

1974 surge o Instituto Padre Reus e na TV Ceará começam os cursos das antigas 5ª à 8ª séries (atuais 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental), com material televisivo, impresso e monitores;

1991 o programa “Jornal da Educação – Edição do Professor”, concebido e produzido pela Fundação Roquete-Pinto tem início e em 1995 com o nome “Um salto para o Futuro”, foi incorpora­do à TV Escola (canal educativo da Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação) tornando-se um marco na Educação a Distância nacional. É um programa para a formação conti­nuada e aperfeiçoamento de professores, principal­mente do Ensino Fundamental e alunos dos cursos de magistério. Atinge por ano mais de 250 mil do­centes em todo o país;

2004 vários programas para a formação inicial e continuada de professores da rede pública, por meio da EAD, foram implantados pelo MEC. Entre eles o Proletramento e o Mídias na Educação. Estas ações conflagraram na criação do Sistema Universidade Aberta do Brasil.

2005 é criada a Universidade Aberta do Brasil, uma parceria entre o MEC, estados e muni­cípios; integrando cursos, pesquisas e programas de educação superior a distância.

2006 entra em vigor o Decreto n° 5.773, de 09 de maio de 2006, que dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superio­res de graduação e sequenciais no sistema federal de ensino, incluindo os da modalidade a distância (BRASIL, 2006).

2008 – em São Paulo, uma Lei permite o ensino médio a distância, onde até 20% da carga horária poderá ser não presencial.

O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação a Distância (SEED), agia como um agente de inovação tecnológica nos processos de ensino e aprendizagem, fomentando a incorporação das tecnologias de informação e comunicação, e das técnicas de Educação a Distância aos métodos didático-pedagógicos. Além disso, promovia a pesquisa e o desenvolvimento, voltados para a introdução de novos conceitos e práticas nas escolas públicas brasileiras (PORTAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2010). Devido à extinção recente desta secretaria, seus programas e ações estarão vinculados a novas administrações (PORTAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2011).
  

REFERÊNCIAS

Alves, Lucineia. Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
GOUVÊA, G.; C. I. OLIVEIRA. Educação a Distância na formação de professores: viabilida­des, potencialidades e limites.
MAIA, C.; J. MATTAR. ABC da EaD: a Educação a Distância hoje. 1. ed. São Paulo: Pearson. 2007.
MORAN, J. M. O que é Educação a Distância. Universidade de São Paulo.


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*alunos de filosofia do Instituto Católico de Ensino Superiores do Piauí - ICESPI