Historia da EAD
Antonio Diego*
João Paulo dos Santos
Paulo Roberto Moreira
A Educação a Distância, modalidade de
educação efetivada através do intenso uso de tecnologias de informação e
comunicação, onde professores e alunos estão separados fisicamente no espaço
e/ou no tempo, está sendo cada vez mais utilizada na Educação Básica, Educação
Superior e em cursos abertos, entre outros.
Atualmente, podem ser
consideradas as seguintes modalidades de Educação: presencial e a distância. A
modalidade presencial é a comumente utilizada nos cursos regulares, onde
professores e alunos encontram-se sempre em um mesmo local físico, chamado sala
de aula, e esses encontros se dão ao mesmo tempo: é o denominado ensino convencional.
Na modalidade à distância,
professores e alunos estão separados fisicamente no espaço e/ou no tempo. Esta
modalidade de educação é efetivada através do intenso uso de tecnologias de
informação e comunicação, podendo ou não apresentar momentos presenciais
(MORAN, 2009).
A HISTÓRIA DA
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO MUNDO
1728 –
marco inicial da Educação a Distância: é anunciado um curso pela
Gazeta de Boston, na edição de 20 de março, onde o Prof. Caleb Philipps, de Short
Hand, oferecia material para ensino e tutoria por correspondência. Após
iniciativas particulares, tomadas por um longo período e por vários
professores, no século XIX a Educação a Distância começa a existir
institucionalmente.
1829 –
na Suécia é inaugurado o Instituto Líber Hermondes, que
possibilitou a mais de 150.000 pessoas realizarem cursos através da Educação a
Distância;
1935 –
o Japanese National Public Broadcasting Service inicia
seus programas escolares pelo rádio, como complemento e enriquecimento da
escola oficial;
1960 –
na Argentina, nasce a Tele Escola Primária do Ministério da
Cultura e Educação, que integrava os materiais impressos à televisão e à
tutoria;
1972 –
na Espanha, é fundada a Universidade Nacional de Educação a
Distância;
1990 – é implantada a rede
Europeia de Educação a Distância, baseada na declaração de Budapeste e o
relatório da Comissão sobre educação aberta e a distância na Comunidade
Europeia.
Todos esses acontecimentos e
instituições foram importantes para a consolidação da Educação a Distância,
oferecida atualmente em todo o mundo. Hoje, mais de 80 países, nos cinco
continentes, adotam a Educação a Distância em todos os níveis de ensino, em
programas formais e não formais, atendendo milhões de estudantes (GOUVÊA &
OLIVEIRA, 2006).
A EDUCAÇÃO A
DISTÂNCIA NO BRASIL
Provavelmente, as
primeiras experiências em Educação a Distância no Brasil tenham ficado sem
registro, visto que os primeiros dados conhecidos são do século XX.
Seguem abaixo alguns
acontecimentos que marcaram a história da Educação a Distância no nosso país
(MAIA & MATTAR, 2007; MARCONCIN, 2010; RODRIGUES, 2010; SANTOS, 2010):
1904 –
o Jornal do Brasil registra, na primeira edição da seção de
classificados, anúncio que oferece profissionalização por correspondência para
datilógrafo;
1923 –
um grupo liderado por Henrique Morize e Edgard Roquette-Pinto
criou a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro que oferecia curso de Português,
Francês, Silvicultura, Literatura Francesa, Esperanto, Radiotelegrafia e
Telefonia. Tinha início assim a Educação a Distância pelo rádio brasileiro;
1939 –
surgimento, em São Paulo, do Instituto Monitor, o primeiro
instituto brasileiro a oferecer sistematicamente cursos profissionalizantes a
distância por correspondência, na época ainda com o nome Instituto Rádio
Técnico Monitor;
1941 –
surge o Instituto Universal Brasileiro, segundo instituto
brasileiro a oferecer também cursos profissionalizantes sistematicamente.
Fundado por um ex-sócio do Instituto Monitor, já formou mais de 4 milhões de
pessoas e hoje possui cerca de 200 mil alunos; juntaram-se ao Instituto Monitor
e ao Instituto Universal Brasileiro outras organizações similares, que foram
responsáveis pelo atendimento de milhões de alunos em cursos abertos de
iniciação profissionalizante a distância. Algumas dessas instituições atuam até
hoje. Ainda no ano de 1941, surge a primeira Universidade do Ar, que durou
até 1944.
1947 –
surge a nova Universidade do Ar, patrocinada pelo Serviço
Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Serviço Social do Comércio (SESC) e
emissoras associadas.
1974 –
surge o Instituto Padre Reus e na TV Ceará começam os cursos das
antigas 5ª à 8ª séries (atuais 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental), com
material televisivo, impresso e monitores;
1991 –
o programa “Jornal da Educação – Edição do Professor”, concebido
e produzido pela Fundação Roquete-Pinto tem início e em 1995 com o nome “Um salto para o Futuro”, foi incorporado
à TV Escola (canal educativo da Secretaria de Educação a Distância do
Ministério da Educação) tornando-se um marco na Educação a Distância nacional.
É um programa para a formação continuada e aperfeiçoamento de professores,
principalmente do Ensino Fundamental e alunos dos cursos de magistério. Atinge
por ano mais de 250 mil docentes em todo o país;
2004 –
vários programas para a formação inicial e continuada de
professores da rede pública, por meio da EAD, foram implantados pelo MEC. Entre
eles o Proletramento e o Mídias na Educação. Estas ações conflagraram na
criação do Sistema Universidade Aberta do Brasil.
2005 –
é criada a Universidade Aberta do Brasil, uma parceria entre o
MEC, estados e municípios; integrando cursos, pesquisas e programas de
educação superior a distância.
2006 –
entra em vigor o Decreto n° 5.773, de 09 de maio de 2006, que
dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de
instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e
sequenciais no sistema federal de ensino, incluindo os da modalidade a
distância (BRASIL, 2006).
2008 – em São Paulo, uma Lei
permite o ensino médio a distância, onde até 20% da carga horária poderá ser
não presencial.
O Ministério da Educação,
por meio da Secretaria de Educação a Distância (SEED), agia como um agente de
inovação tecnológica nos processos de ensino e aprendizagem, fomentando a incorporação
das tecnologias de informação e comunicação, e das técnicas de Educação a
Distância aos métodos didático-pedagógicos. Além disso, promovia a pesquisa e o
desenvolvimento, voltados para a introdução de novos conceitos e práticas nas
escolas públicas brasileiras (PORTAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2010). Devido à extinção
recente desta secretaria, seus programas e ações estarão vinculados a novas
administrações (PORTAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2011).
REFERÊNCIAS
Alves, Lucineia. Educação a distância: conceitos
e história no Brasil e no mundo. Universidade
Federal do Rio de Janeiro.
GOUVÊA,
G.; C. I. OLIVEIRA. Educação a Distância na formação de professores:
viabilidades, potencialidades e limites.
MAIA,
C.; J. MATTAR. ABC da EaD: a Educação a Distância hoje. 1. ed. São
Paulo: Pearson. 2007.
MORAN,
J. M. O que é Educação a Distância. Universidade de São Paulo.
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*alunos de filosofia do Instituto Católico de Ensino Superiores do Piauí - ICESPI