A
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO
Marcos Antonio dos Santos*
Marcos Vinicius Rocha Araújo
Zorenilton Tavares Reis
Vivemos
em uma época na qual se diz ser a era digital, a era da ascensão digital da tecnologia,
um período inovador. Indo mais além pode-se dizer um período transformador.
Essa transformação, que já não acontece mais
em longo prazo, é o ponto culminante quando nos referimos ao tema “tecnologia e
educação” na contemporaneidade. Juntamente com a evolução dos meios
tecnológicos de comunicação surge a necessidade desafiadora da evolução
educacional para as tecnologias educacionais, bem como a educação à distância.
Com
a inovação educacional pela tecnologia, faz-se necessário o desenvolvimento e
aprimoramento da prática pedagógica dos professores, como nos afirma Oslon:
A invenção
de aparelhos, instrumentos e tecnologias da cultura que incluem
formas simbólicas inventadas, tais como a linguagem oral, os sistemas de
escrita, os sistemas numéricos, os recursos icônicos e as produções musicais
exigem novas formas de experiência que requerem novos tipos de habilidades e
competências. (OLSON, 1976, p.18 apud SANCHO, 2001, p.28)
Em
pleno século XXI muitos são os professores que ainda não se familiarizaram com
os recursos tecnológicos que deveriam estar sempre a serviço do ensino nas salas
de aulas. Por incrível que pareça até as tecnologias mais simples, como o
retroprojetor, ainda se tornam inacessíveis, seja por falta de recursos seja
pelo desconhecimento da técnica em sala de aula. Aulas monótonas, sem nenhum
recurso utilizado, desestimulam o interesse do aluno pelo conhecimento.
As
tecnologias trouxeram o desenvolvimento não só da educação presencial, mas principalmente
da educação a distância. O que antes se dava por cartas, hoje acontece nos
Ambientes Virtuais de Aprendizagem - AVAS. Como o próprio nome sugere, os Avas
são salas de aula virtuais onde os alunos e professores interagem por meio da
internet. A discussão dos conteúdos nesses ambientes pode se dar de forma
síncrona ou assíncrona, favorecendo a participação de todos os alunos. Os mais
famosos são o TelEduc, o AulaNet, o SOLAR e o Moodle.
O
professor como um instrumento mediador, deve apresentar sempre uma dinamicidade
na arte de educar, buscando sempre estar atualizado com as novas tecnologias,
com as diferentes linguagens tecnológicas, estar por dentro das novas
tendências tecnológicas que a cada dia se renovam, para facilitar e tornar mais
acessível e prático o aprendizado, e na medida do possível utilizá-las para a
construção do conhecimento.
*Alunos
do Curso de Licenciatura Plena em Filosofia do Instituto Católico de Estudos
Superiores do Piauí - ICESPI
Referências:
HENRIQUE,
Claudionor; SAMPAIO, Adriany de Ávila de Melo - Tecnologias e Educação.
Disponível em: << http://rtve.org.br/seminario/anais/PDF/GT2/GT2-5.pdf>>. Acessado em 25/04/2014.
VAZ, Douglas; ZANELLA,
Renata; Andrade, Suelen Silva de - Ambientes Virtuais: Uma Nova Ferramenta
de Ensino. Disponível em: <<http://www.facos.edu.br/old/galeria/110032011030358.pdf>>. Acessado em 25/04/2014