sexta-feira, 30 de maio de 2014

A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO
Marcos Antonio dos Santos*
Marcos Vinicius Rocha Araújo
Zorenilton Tavares Reis

Vivemos em uma época na qual se diz ser a era digital, a era da ascensão digital da tecnologia, um período inovador. Indo mais além pode-se dizer um período transformador.
 Essa transformação, que já não acontece mais em longo prazo, é o ponto culminante quando nos referimos ao tema “tecnologia e educação” na contemporaneidade. Juntamente com a evolução dos meios tecnológicos de comunicação surge a necessidade desafiadora da evolução educacional para as tecnologias educacionais, bem como a educação à distância.
Com a inovação educacional pela tecnologia, faz-se necessário o desenvolvimento e aprimoramento da prática pedagógica dos professores, como nos afirma Oslon:

A invenção de aparelhos, instrumentos e tecnologias da cultura que incluem formas simbólicas inventadas, tais como a linguagem oral, os sistemas de escrita, os sistemas numéricos, os recursos icônicos e as produções musicais exigem novas formas de experiência que requerem novos tipos de habilidades e competências. (OLSON, 1976, p.18 apud SANCHO, 2001, p.28)

Em pleno século XXI muitos são os professores que ainda não se familiarizaram com os recursos tecnológicos que deveriam estar sempre a serviço do ensino nas salas de aulas. Por incrível que pareça até as tecnologias mais simples, como o retroprojetor, ainda se tornam inacessíveis, seja por falta de recursos seja pelo desconhecimento da técnica em sala de aula. Aulas monótonas, sem nenhum recurso utilizado, desestimulam o interesse do aluno pelo conhecimento.
As tecnologias trouxeram o desenvolvimento não só da educação presencial, mas principalmente da educação a distância. O que antes se dava por cartas, hoje acontece nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem - AVAS. Como o próprio nome sugere, os Avas são salas de aula virtuais onde os alunos e professores interagem por meio da internet. A discussão dos conteúdos nesses ambientes pode se dar de forma síncrona ou assíncrona, favorecendo a participação de todos os alunos. Os mais famosos são o TelEduc, o AulaNet, o SOLAR e o Moodle.
O professor como um instrumento mediador, deve apresentar sempre uma dinamicidade na arte de educar, buscando sempre estar atualizado com as novas tecnologias, com as diferentes linguagens tecnológicas, estar por dentro das novas tendências tecnológicas que a cada dia se renovam, para facilitar e tornar mais acessível e prático o aprendizado, e na medida do possível utilizá-las para a construção do conhecimento.

*Alunos do Curso de Licenciatura Plena em Filosofia do Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí - ICESPI

Referências:
HENRIQUE, Claudionor; SAMPAIO, Adriany de Ávila de Melo - Tecnologias e Educação. Disponível em: << http://rtve.org.br/seminario/anais/PDF/GT2/GT2-5.pdf>>. Acessado em 25/04/2014.
           

VAZ, Douglas; ZANELLA, Renata; Andrade, Suelen Silva de - Ambientes Virtuais: Uma Nova Ferramenta de Ensino. Disponível em: <<http://www.facos.edu.br/old/galeria/110032011030358.pdf>>. Acessado em 25/04/2014
ASPECTOS PEDAGÓGICOS EM EAD
 Acélio Pessoa*
 James Amaral
 Pedro Henrique Pereira

Na modalidade de ensino á distância observamos desenvolver-se uma nova prática pedagógica, pois o ambiente, o material didático, as relações professor-aluno, aluno-aluno, modificam-se e não menos a prática do professor ficaria por fora dessa inovação, mas antes é consequência de tais abordagens, por sua própria forma de se dá a educação á distancia o professor necessita atualizar-se e suas práticas, pois essa modalidade é tão exigente quanto a presencial.
O horizonte na modalidade á distancia se alarga ainda mais e as possibilidades e trocas de conhecimento também, as distancias e o  mundo tornam-se mais perto.
De um certo modo,  quase tudo na pratica do professor muda; a avaliação, os trabalhos individuais e grupais, os métodos de exposição do conteúdo, o tempo; tudo isso exige do professor uma permanente qualificação.
Luciana Merlim diz que: Esse tipo de ambiente tende a produzir uma verdadeira revolução nos modelos tradicionais de ensino, uma vez que os alunos podem se valer de recursos tecnológicos para trabalhar conteúdos e produzir conhecimento de forma interativa ou integrada.
No ensino á distância, por exigir maior autonomia do aluno faz dele um construtor do próprio conhecimento, por isso uma pratica construtivista de Vygotsky, como diz autora faz-se necessário: A metodologia de ensino, além do método, da teoria e da prática, envolve o aluno como o construtor do seu próprio conhecimento, onde individualmente poderá adaptar-se ao método que condiz com suas habilidades e disponibilidades.
No ensino em EAD é importante levar em consideração o processo como é feito o plano pedagógico utilizado no ensino aprendizagem.
O aluno tem acesso por meio da plataforma a todos os conteúdos, no contexto dessa modalidade de ensino são propostas atividades com objetivos a serem alcançados.
Elencamos alguns fatores para aplicação pedagógica no ensino EAD:
Planejamento
Conteúdo
Metodologia
Recursos tecnológicos
        No entanto antes de tudo deve haver o interesse por parte do aluno pois o mesmo é autodidata em relação aos seus estudos, e nem todos os métodos são o suficiente se não a interesse do mesmo.Outro fator importante é a preocupação dos gestores dessa modalidade de ensino é colocar material pedagógico impresso como apostilas tanto para professor como para o aluno.
Finalizando, a EAD é uma maneira de se aprender diferente, porque é semi presencial mas nem por isso não deixa de existir um plano pedagógico bem elaborado os professores se reúnem e elaboram todo o material que é disponibilizado através da plataforma.     
MATERIAL DIDÁTICO EM EAD
Com as mudanças na sociedade no avanço da tecnologia as escolas sentiram a necessidade de mudar as estratégias e a metodologia de ensino buscando melhorar a educação no país. Vendo que há uma diversificação de material didático inclusive em Ead, as escolas, ou melhor a rede educacional procura atingir o maior numero de pessoas que possam aproveitar essas oportunidades, lembrando que o material didático na Ead são televisão, vídeo, rádio, software, internet, entre outros.
O material didático na Ead deve ser visto pelo aluno como uma fonte de pesquisa onde ele busque trabalhar da melhor forma possível procurando desenvolver-se cada vez mais.
* Alunos do curso de Licenciatura plena em Filosofia do Instituto Católico  de Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí - ICESPI
Referência: MONTEIRO, Angelise V; COSENTINO, Aldo MERLIN, Luciana.Tendências Pedagógicas e Ensino à Distância:Conjeturas em direção de uma Universidade Colaborativa.Disponível:http://www.aldo.floripa.com.br/cap_livro.doc. Acessado: 10/04/2014  


A formação de Professores e tutores na modalidade de ensino EaD

Francisco Helvídio de Carvalho Neto*
Luis Alberto da Silva Pereira
Vanderlan da Silva Félix de Lima
Wilson Pinto dos Santos Júnior



A educação a distância pode ser entendida como a modalidade educativa que possibilita aos estudantes desenvolver habilidades para que sejam capazes de construir seus próprios conhecimentos, com liberdade de criar novas formas de aprender e entender, apoiados por recursos tecnológicos. No contexto dessa modalidade, compreende-se que estar distante não é estar ausente e em repouso, mas sim estar atento e pronto a interagir com o novo, estabelecendo outras formas de contato e comunicação. O perfil do estudante em EAD exige dele uma atitude sistemática no ato de aprender e estudar. Ele tem autonomia de decidir seus horários e métodos e esse estudo autônomo parte, muitas vezes, da leitura e do entendimento dos materiais (impressos ou postados na internet) que lhe são ofertados. A partir daí, o estudante inicia seus estudos sobre o que é proposto e produz suas tarefas e atividades de acordo com o tempo previsto. Ao contrário do que se possa imaginar, o estudante da modalidade a distância não está solitário. Surgem em torno dele atores que o auxiliarão nesse processo, acompanhando e supervisionando suas ações. Nesse grupo, estão os professores especialistas/pesquisadores responsáveis em organizar o material didático básico para a orientação do aluno. Junto a eles está também toda a equipe técnica que o auxilia na produção do material, como revisores de texto, técnicos em informática, designers gráficos e também a equipe de coordenação e orientação pedagógica do curso.

A tutoria pode ser entendida como uma ação orientadora global chave para articular a instrução e o ato educativo. O sistema tutorial compreende, dessa forma, um conjunto de ações educativas que contribuem para desenvolver e potencializar as capacidades básicas dos alunos, orientando-os a obterem crescimento intelectual e autonomia e para ajudá-los a tomar decisões em vista de seus desempenhos e suas circunstâncias de participação como aluno. A figura do tutor no campo acadêmico surgiu ao final do século XV, no interior de universidades inglesas como Oxford e Cambridge, que buscaram um sentido no campo jurídico para o tutor: função de tutelar, proteger o menor, administrar seus bens até alcançar a maioridade. Assim, a função do tutor seria de assessorar grupos de alunos, de modo individualizado, cuidando de seu comportamento e de seus estudos, sempre sobre a coordenação do professor titular. No século XIX, em virtude da eficácia desse modelo de apoio à aprendizagem, o tutor passou a ser institucionalizado nas universidades e a fazer parte da composição do quadro docente. Esse fato influenciou a concepção implementada nos cursos a distância de diversas universidades sobre o trabalho tutorial e a importância do tutor como sujeito facilitador da aprendizagem.

No decorrer deste artigo, procuramos descrever, de forma sucinta, quais são as funções atribuídas a um tutor em educação à distância, procurando ressaltar sua ação a partir de fundamentações teóricas de diversos autores e pesquisadores. Na pesquisa e fundamentação desse tema, concluímos que os tutores possuem e exercem características próximas das funções desempenhadas por um professor. O fato que os difere concentra-se no contexto em que estão inseridos. Na modalidade à distância, o tutor cumpre um importante papel que dialoga entre o que o curso e o professor propõem e, como isso se procede na formação do aluno, também as conquistas e os resultados positivos e negativos do aluno advêm da participação ativa do tutor.

Referências: Colabor@ - Revista Digital da CVA - Ricesu, ISSN 1519-8529
Volume 6, Número 22, Fevereiro de 2010



*Alunos do Curso de Licenciatura Plena em Filosofia do Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí – ICESPI.