sexta-feira, 30 de maio de 2014

ASPECTOS PEDAGÓGICOS EM EAD
 Acélio Pessoa*
 James Amaral
 Pedro Henrique Pereira

Na modalidade de ensino á distância observamos desenvolver-se uma nova prática pedagógica, pois o ambiente, o material didático, as relações professor-aluno, aluno-aluno, modificam-se e não menos a prática do professor ficaria por fora dessa inovação, mas antes é consequência de tais abordagens, por sua própria forma de se dá a educação á distancia o professor necessita atualizar-se e suas práticas, pois essa modalidade é tão exigente quanto a presencial.
O horizonte na modalidade á distancia se alarga ainda mais e as possibilidades e trocas de conhecimento também, as distancias e o  mundo tornam-se mais perto.
De um certo modo,  quase tudo na pratica do professor muda; a avaliação, os trabalhos individuais e grupais, os métodos de exposição do conteúdo, o tempo; tudo isso exige do professor uma permanente qualificação.
Luciana Merlim diz que: Esse tipo de ambiente tende a produzir uma verdadeira revolução nos modelos tradicionais de ensino, uma vez que os alunos podem se valer de recursos tecnológicos para trabalhar conteúdos e produzir conhecimento de forma interativa ou integrada.
No ensino á distância, por exigir maior autonomia do aluno faz dele um construtor do próprio conhecimento, por isso uma pratica construtivista de Vygotsky, como diz autora faz-se necessário: A metodologia de ensino, além do método, da teoria e da prática, envolve o aluno como o construtor do seu próprio conhecimento, onde individualmente poderá adaptar-se ao método que condiz com suas habilidades e disponibilidades.
No ensino em EAD é importante levar em consideração o processo como é feito o plano pedagógico utilizado no ensino aprendizagem.
O aluno tem acesso por meio da plataforma a todos os conteúdos, no contexto dessa modalidade de ensino são propostas atividades com objetivos a serem alcançados.
Elencamos alguns fatores para aplicação pedagógica no ensino EAD:
Planejamento
Conteúdo
Metodologia
Recursos tecnológicos
        No entanto antes de tudo deve haver o interesse por parte do aluno pois o mesmo é autodidata em relação aos seus estudos, e nem todos os métodos são o suficiente se não a interesse do mesmo.Outro fator importante é a preocupação dos gestores dessa modalidade de ensino é colocar material pedagógico impresso como apostilas tanto para professor como para o aluno.
Finalizando, a EAD é uma maneira de se aprender diferente, porque é semi presencial mas nem por isso não deixa de existir um plano pedagógico bem elaborado os professores se reúnem e elaboram todo o material que é disponibilizado através da plataforma.     
MATERIAL DIDÁTICO EM EAD
Com as mudanças na sociedade no avanço da tecnologia as escolas sentiram a necessidade de mudar as estratégias e a metodologia de ensino buscando melhorar a educação no país. Vendo que há uma diversificação de material didático inclusive em Ead, as escolas, ou melhor a rede educacional procura atingir o maior numero de pessoas que possam aproveitar essas oportunidades, lembrando que o material didático na Ead são televisão, vídeo, rádio, software, internet, entre outros.
O material didático na Ead deve ser visto pelo aluno como uma fonte de pesquisa onde ele busque trabalhar da melhor forma possível procurando desenvolver-se cada vez mais.
* Alunos do curso de Licenciatura plena em Filosofia do Instituto Católico  de Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí - ICESPI
Referência: MONTEIRO, Angelise V; COSENTINO, Aldo MERLIN, Luciana.Tendências Pedagógicas e Ensino à Distância:Conjeturas em direção de uma Universidade Colaborativa.Disponível:http://www.aldo.floripa.com.br/cap_livro.doc. Acessado: 10/04/2014  


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