ASPECTOS PEDAGÓGICOS EM EAD
Acélio Pessoa*
James Amaral
Pedro Henrique Pereira
Na modalidade de ensino á distância observamos
desenvolver-se uma nova prática pedagógica, pois o ambiente, o material
didático, as relações professor-aluno, aluno-aluno, modificam-se e não menos a prática
do professor ficaria por fora dessa inovação, mas antes é consequência de tais
abordagens, por sua própria forma de se dá a educação á distancia o professor
necessita atualizar-se e suas práticas, pois essa modalidade é tão exigente quanto
a presencial.
O horizonte na modalidade á distancia se alarga ainda
mais e as possibilidades e trocas de conhecimento também, as distancias e
o mundo tornam-se mais perto.
De um certo modo, quase tudo na pratica do professor muda; a
avaliação, os trabalhos individuais e grupais, os métodos de exposição do conteúdo,
o tempo; tudo isso exige do professor uma permanente qualificação.
Luciana Merlim diz que: Esse tipo de ambiente tende a
produzir uma verdadeira revolução nos modelos tradicionais de ensino, uma vez
que os alunos podem se valer de recursos tecnológicos para trabalhar conteúdos
e produzir conhecimento de forma interativa ou integrada.
No ensino á distância, por exigir maior autonomia do
aluno faz dele um construtor do próprio conhecimento, por isso uma pratica
construtivista de Vygotsky, como diz autora faz-se necessário: A metodologia de
ensino, além do método, da teoria e da prática, envolve o aluno como o
construtor do seu próprio conhecimento, onde individualmente poderá adaptar-se
ao método que condiz com suas habilidades e disponibilidades.
No ensino em EAD é importante levar em consideração o
processo como é feito o plano pedagógico utilizado no ensino aprendizagem.
O aluno tem acesso por meio da plataforma a todos os
conteúdos, no contexto dessa modalidade de ensino são propostas atividades com
objetivos a serem alcançados.
Elencamos
alguns fatores para aplicação pedagógica no ensino EAD:
Planejamento
Conteúdo
Metodologia
Recursos tecnológicos
No
entanto antes de tudo deve haver o interesse por parte do aluno pois o mesmo é
autodidata em relação aos seus estudos, e nem todos os métodos são o suficiente
se não a interesse do mesmo.Outro fator importante é a preocupação dos gestores
dessa modalidade de ensino é colocar material pedagógico impresso como
apostilas tanto para professor como para o aluno.
Finalizando, a EAD é uma
maneira de se aprender diferente, porque é semi presencial mas nem por isso não
deixa de existir um plano pedagógico bem elaborado os professores se reúnem e
elaboram todo o material que é disponibilizado através da plataforma.
MATERIAL
DIDÁTICO EM EAD
Com as mudanças na sociedade no avanço da tecnologia as
escolas sentiram a necessidade de mudar as estratégias e a metodologia de
ensino buscando melhorar a educação no país. Vendo que há uma diversificação de
material didático inclusive em Ead, as escolas, ou melhor a rede educacional
procura atingir o maior numero de pessoas que possam aproveitar essas
oportunidades, lembrando que o material didático na Ead são televisão, vídeo,
rádio, software, internet, entre outros.
O material didático na Ead deve ser visto pelo aluno como
uma fonte de pesquisa onde ele busque trabalhar da melhor forma possível
procurando desenvolver-se cada vez mais.
* Alunos do curso de Licenciatura
plena em Filosofia do Instituto Católico de Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí - ICESPI
Referência:
MONTEIRO, Angelise V; COSENTINO, Aldo MERLIN, Luciana.Tendências Pedagógicas e Ensino à Distância:Conjeturas
em direção de uma Universidade Colaborativa.Disponível:http://www.aldo.floripa.com.br/cap_livro.doc.
Acessado: 10/04/2014
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