sexta-feira, 30 de maio de 2014

A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO
Marcos Antonio dos Santos*
Marcos Vinicius Rocha Araújo
Zorenilton Tavares Reis

Vivemos em uma época na qual se diz ser a era digital, a era da ascensão digital da tecnologia, um período inovador. Indo mais além pode-se dizer um período transformador.
 Essa transformação, que já não acontece mais em longo prazo, é o ponto culminante quando nos referimos ao tema “tecnologia e educação” na contemporaneidade. Juntamente com a evolução dos meios tecnológicos de comunicação surge a necessidade desafiadora da evolução educacional para as tecnologias educacionais, bem como a educação à distância.
Com a inovação educacional pela tecnologia, faz-se necessário o desenvolvimento e aprimoramento da prática pedagógica dos professores, como nos afirma Oslon:

A invenção de aparelhos, instrumentos e tecnologias da cultura que incluem formas simbólicas inventadas, tais como a linguagem oral, os sistemas de escrita, os sistemas numéricos, os recursos icônicos e as produções musicais exigem novas formas de experiência que requerem novos tipos de habilidades e competências. (OLSON, 1976, p.18 apud SANCHO, 2001, p.28)

Em pleno século XXI muitos são os professores que ainda não se familiarizaram com os recursos tecnológicos que deveriam estar sempre a serviço do ensino nas salas de aulas. Por incrível que pareça até as tecnologias mais simples, como o retroprojetor, ainda se tornam inacessíveis, seja por falta de recursos seja pelo desconhecimento da técnica em sala de aula. Aulas monótonas, sem nenhum recurso utilizado, desestimulam o interesse do aluno pelo conhecimento.
As tecnologias trouxeram o desenvolvimento não só da educação presencial, mas principalmente da educação a distância. O que antes se dava por cartas, hoje acontece nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem - AVAS. Como o próprio nome sugere, os Avas são salas de aula virtuais onde os alunos e professores interagem por meio da internet. A discussão dos conteúdos nesses ambientes pode se dar de forma síncrona ou assíncrona, favorecendo a participação de todos os alunos. Os mais famosos são o TelEduc, o AulaNet, o SOLAR e o Moodle.
O professor como um instrumento mediador, deve apresentar sempre uma dinamicidade na arte de educar, buscando sempre estar atualizado com as novas tecnologias, com as diferentes linguagens tecnológicas, estar por dentro das novas tendências tecnológicas que a cada dia se renovam, para facilitar e tornar mais acessível e prático o aprendizado, e na medida do possível utilizá-las para a construção do conhecimento.

*Alunos do Curso de Licenciatura Plena em Filosofia do Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí - ICESPI

Referências:
HENRIQUE, Claudionor; SAMPAIO, Adriany de Ávila de Melo - Tecnologias e Educação. Disponível em: << http://rtve.org.br/seminario/anais/PDF/GT2/GT2-5.pdf>>. Acessado em 25/04/2014.
           

VAZ, Douglas; ZANELLA, Renata; Andrade, Suelen Silva de - Ambientes Virtuais: Uma Nova Ferramenta de Ensino. Disponível em: <<http://www.facos.edu.br/old/galeria/110032011030358.pdf>>. Acessado em 25/04/2014

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