sexta-feira, 30 de maio de 2014

A formação de Professores e tutores na modalidade de ensino EaD

Francisco Helvídio de Carvalho Neto*
Luis Alberto da Silva Pereira
Vanderlan da Silva Félix de Lima
Wilson Pinto dos Santos Júnior



A educação a distância pode ser entendida como a modalidade educativa que possibilita aos estudantes desenvolver habilidades para que sejam capazes de construir seus próprios conhecimentos, com liberdade de criar novas formas de aprender e entender, apoiados por recursos tecnológicos. No contexto dessa modalidade, compreende-se que estar distante não é estar ausente e em repouso, mas sim estar atento e pronto a interagir com o novo, estabelecendo outras formas de contato e comunicação. O perfil do estudante em EAD exige dele uma atitude sistemática no ato de aprender e estudar. Ele tem autonomia de decidir seus horários e métodos e esse estudo autônomo parte, muitas vezes, da leitura e do entendimento dos materiais (impressos ou postados na internet) que lhe são ofertados. A partir daí, o estudante inicia seus estudos sobre o que é proposto e produz suas tarefas e atividades de acordo com o tempo previsto. Ao contrário do que se possa imaginar, o estudante da modalidade a distância não está solitário. Surgem em torno dele atores que o auxiliarão nesse processo, acompanhando e supervisionando suas ações. Nesse grupo, estão os professores especialistas/pesquisadores responsáveis em organizar o material didático básico para a orientação do aluno. Junto a eles está também toda a equipe técnica que o auxilia na produção do material, como revisores de texto, técnicos em informática, designers gráficos e também a equipe de coordenação e orientação pedagógica do curso.

A tutoria pode ser entendida como uma ação orientadora global chave para articular a instrução e o ato educativo. O sistema tutorial compreende, dessa forma, um conjunto de ações educativas que contribuem para desenvolver e potencializar as capacidades básicas dos alunos, orientando-os a obterem crescimento intelectual e autonomia e para ajudá-los a tomar decisões em vista de seus desempenhos e suas circunstâncias de participação como aluno. A figura do tutor no campo acadêmico surgiu ao final do século XV, no interior de universidades inglesas como Oxford e Cambridge, que buscaram um sentido no campo jurídico para o tutor: função de tutelar, proteger o menor, administrar seus bens até alcançar a maioridade. Assim, a função do tutor seria de assessorar grupos de alunos, de modo individualizado, cuidando de seu comportamento e de seus estudos, sempre sobre a coordenação do professor titular. No século XIX, em virtude da eficácia desse modelo de apoio à aprendizagem, o tutor passou a ser institucionalizado nas universidades e a fazer parte da composição do quadro docente. Esse fato influenciou a concepção implementada nos cursos a distância de diversas universidades sobre o trabalho tutorial e a importância do tutor como sujeito facilitador da aprendizagem.

No decorrer deste artigo, procuramos descrever, de forma sucinta, quais são as funções atribuídas a um tutor em educação à distância, procurando ressaltar sua ação a partir de fundamentações teóricas de diversos autores e pesquisadores. Na pesquisa e fundamentação desse tema, concluímos que os tutores possuem e exercem características próximas das funções desempenhadas por um professor. O fato que os difere concentra-se no contexto em que estão inseridos. Na modalidade à distância, o tutor cumpre um importante papel que dialoga entre o que o curso e o professor propõem e, como isso se procede na formação do aluno, também as conquistas e os resultados positivos e negativos do aluno advêm da participação ativa do tutor.

Referências: Colabor@ - Revista Digital da CVA - Ricesu, ISSN 1519-8529
Volume 6, Número 22, Fevereiro de 2010



*Alunos do Curso de Licenciatura Plena em Filosofia do Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí – ICESPI.

Um comentário:

  1. O intuito de nossos textos,é tentar desmistificar alguns preconceitos que pairam a cerca da EAD (educação a distância ),e fazer alguns esclarecimentos,pondo em evidência a importância dessa modalidade de ensino tão necessária em nossos dias,também alertando para o uso responsável e comprometido dos meios de comunicação (no caso a internet),podendo usufruir do seu beneficio e gozar de suas vantagens. (Vanderlan Silva )

    ResponderExcluir